Data da morte:23/05/1986

Local: Várzea da Palma

Osvaldo Fernandes de Oliveira foi assassinado em Várzea da Palma no dia 23/05/1986. O trabalhador rural tinha 53 anos e o crime ocorreu após intensa discussão com seu patrão, o fazendeiro Sebastião Vaz Miranda, 49 anos, que não estava efetuando adequadamente o pagamento ao seu funcionário. No arquivo da CPT-MG foi encontrada notícia sobre a morte, com o título “Fazendeiro assassinou agregado pelas costas”, a qual relata que:

"Após ter atirado no agregado, o fazendeiro Sebastião Vaz fugiu de sua residência, onde ocorreu o crime, indo para local ignorado. O lavrador foi socorrido pelos policiais de Várzea da Palma, mas morreu ao chegar no hospital. Os policiais esperam que a qualquer momento o fazendeiro se apresente, já que ele é considerado como uma pessoa de muitos bens na cidade, onde goza de grande prestígio."

O nome de Osvaldo Fernandes de Oliveira é citado nas publicações “Camponeses mortos e desaparecidos: Excluídos da Justiça de Transição”, “Relatório final: Violações de Direitos no campo 1946 a 1988”, “Conflitos de terra no Brasil, 1986” e “Fetaemg 30 anos de luta: 1968 a 1998”

Submissões recentes